Leitura Critica :Harry Potter e a Pedra filosofal

Harry Potter,Harry Potter e a pedra filosofal

Hey peoples!!

Queria vir hoje dizer a vocês que meu objetivo de vida de conseguir parceria com a editora Record foi realizado.
Ou que comecei o meu curso de letras...talvez dizer ate que eu desencalhei .
Mas não ,meus queridos,deu tudo errado.Eu estou em uma maré de azar tão feia que estava pensando até em organizar uma corrente de oração.
Na verdade teve algumas coisas boas que ajuda a gente suportar a triste realidade de ser uma trouxa.

Bem, essa semana eu li o primeiro livro do famoso Harry Potter e vim falar sobre ele.Uma especie de analise literária desse livro tão famoso por que não da para ficar falando tanto das impressões que tive da estoria  e personagens.( Me identifiquei um pouco com a Hermione)
E de quebra ainda faço a resenha de um livro das segunda editora que sonho em fazer parceria que è a editora Rocco.


 

Titulo :Harry Potter e
 a pedra filosofal
Escritor:J.K Rowling
Paginas:224
Editora:Rocco
Ano:2000


Sinopse:
Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.


E de esperar que uma pessoa de 24 anos que desde os oito anos  e encantada pelo mundo dos livros já tenha tido contato com o bruxo mais famoso da literatura mais recente.
Precisa dizer que estou falando de Harry Potter?
Confesso que as aventuras e peripécias do  jovem bruxo e seus amigos nunca despertou minha atenção .
Porem e inevitável  a uma leitora ignorar a existência dele e um belo dia o bichinho da curiosidade mordeu e eu resolvi parar de bancar a diferentona  e me apresentar ao sr.Potter .
Hermione,Livros ,Harry Potter
Olha como a Hermione esta impressionada comigo

Não perderei tempo falando de que os pais de Harry foram morto por  “Você sabe quem “ e criado/maltratado pelo seus tios trouxas Valter e Petúnia.
Achei interessante a escolha que a autora teve ao iniciar a trama como tios de Harry que tem sua vida comum e respeitável com seu amado filho porem tinham receio que alguém descubra a sua ligação com os Potter.
Ela toma uma linha que acaba distanciando o leitor dos mundos de bruxo e do sobrinho dos dois prendendo a atenção dos primeiros leitores para desvendar o que afinal esta acontecendo. Quem sáo essa gente estranha que cruza o caminho daquele homem?Por que tantas corujas?E esse gato?
Pode causar uma confusão na cabeça de alguém que nunca ouviu falar de Harry Potter.Na verdade eu tive contato com o inicio de “A pedra filosofal” em um livro didático e experimentei essa sensação quando eu li. Acredito que talvez seja o motivo  pelo qual ouve tanto  editoras recusaram o original da saga já que a maioria das pessoas que trabalham nesse setor nas editoras recebem tantos manuscritos que quando acham algo meio confuso no inicio acaba abandonando a trama.
A escolha da autora foi realmente arriscada e se ela não tivesse colocado o dialogo de Minerva e Dumbledore e tivesse deixado o leitor descobrir sobre o passado de Harry e seus pais junto com o personagem titulo provavelmente não seria o fenômeno que è atualmente.
Nos primeiros capítulos a autora è extremamente sarcástica expressando o ponto de vista dos tios de Harry que o acham o garoto um estorvo e  o seu filho um anjo em forma de gente.
Após Harry descobrir que è um bruxo a escrita muda um pouco. Abrangendo mais o ponto de vista do Harry dos que os demais. Talvez porque não seja tão necessário o distanciamento criado nos primeiros capítulos.
O sarcasmo e ironia são deixados de lado para uma escrita dinâmica descrevendo as aventuras de Harry , seus amigos, partidas de quadribol e seus inimigos.
Acabou me dando impressão de estar lendo um livro da minha amada serie Vagalume em vários momentos.
Confesso que tirando as escolhas ousadas da autora no inicio não saberia dizer um motivo para que Harry Potter seja tão famoso.
Sem duvida alguma um bom livro que me diverti lendo e também tive meus momentos de raiva.Tanto com os tios de Harry ,depois com Draco e Snap que tirava pontos da Grifinòria atoa.
Se vou continuar lendo eu não sei por que eu sou a
única extraterrestre que não liga para series que tem muitos livros de continuação.







E ai conte me um pouco sobre a sua experiencia com Harry Potter?Você demorou para  ter contato com ele ou já nasceu conhecendo o jovem bruxo e seus amigos?

Diga nos comentários

Comentários

  1. Te entendo nessa resenha haha. Eu li o primeiro livro de HP faz pouco tempo e to com o segundo aqui pra ler faz tempo, mas amei demais!!

    xox
    Próxima Primavera
    Participe do sorteio de 1 ano do blog (2 livros + brinde)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou a unica diferentona então 😂😂😂😂
      Tambem gostei um pouco rs


      Beijos

      Excluir
  2. Babi, minha flor, tudo ao seu tempo! Letras é maravilhoso, quando der certo, você vai ver como é bom. Não se preocupe, na hora certa, vai rolar. Também estou numa maré de azar, mas, não vou perder as esperanças, não perca também, rs!

    Estou na torcida por seu sucesso!

    Beijoooo ❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecy

      Realmente as coisas não andam la as maravilhas.
      Voce esta certa mesmo flor .Tambem estou torcendo pro seu sucesso.
      Vamos continuar se esforçando .Devagar mas constante.
      Espero que a sua mare de azar acabe logo tambem

      Beijos

      Excluir
  3. Ri horrores do começo do post e me identifiquei também kkk'
    Eu também nunca li Harry Potter, mas recentemente comprei o Box e quero começar a ler esse ano e também tirar as minhas próprias conclusões :D
    Amei a sua resenha.

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ellem
      Eu não sei se vou ler todos ,mas eu desejo uma otima leitura para ti

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Babii,
    nunca tinha pensado sobre a parte de que para quem não conhece o universo do Harry Potter e decide ler o livro pode ser confuso. Talvez porque eu tenha praticamente crescido com Harry Potter. Mas ainda assim acho coerente com a história essas pessoas estranhas o cumprimentando e todos os fatos que você descreveu. Até porque certamente era confuso para o Harry também e, assim como para o personagem principal, também só seria possível entender isso depois da descoberta sobre o mundo bruxo e sobre o passado dele. Acho que é apenas uma questão do ponto de vista que olhamos, mas sou suspeita para falar, porque sou fã da J K Rowling haha
    Então recomendo muito a leitura dos outros livros, tentando ter em mente que é uma literatura infanto juvenil e os primeros livros me passam a impressão de que foram escritos para um público mais jovem. Mas o que mais me cativou no decorrer dos livros foi que assim como o personagem crescia, a história também crescia, o enredo se tornou mais maduro, assim como a complexidade dos demais personagens, a ponto de deixar de ser um livro para crianças, assim como os filmes. Ainda lembro quando fui assistir a pré-estreia do ultimo filme, teve os pais que levaram os filhos para ver e muitas crianças saíram do cinema chorando e outras até ficaram com medo.

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante do livro do Harry
      A construção dos personagens são otimas e eu notei o desenvolvimento do Harry ja nesse primeiro livro.

      Da parte do cinema eu estlu passada agora.Eu não achei muito assustador o livro .E olha que sou mega cagona hehe

      Quem sabe eu no final da contas leia o restante da serie rs.

      Beijos

      Excluir
  5. Harry Potter é a minha saga preferida da vida!!! Fiquei curiosa para ler a sua opinião como uma "nova leitora". Apesar de amaaaar HP com todas as minhas forças eu realmente te entendo. Na minha opinião a força de HP está na construção do personagem ao longo do tempo e em como ele amadureceu junto com os leitores, eu acho muito difícil alguém que não teve qualquer contato com ele (nem pelos filmes) quando adolescente gostar tanto da saga. Acho possível, mas difícil. E também acho perfeitamente aceitável qualquer pessoa não gostar da saga. Não se identificar com esse universo... Enfim, o que mais gosto na escrita da JK (além do amadurecimento do Harry) são as descrições. Ela fez eu me sentir dentro de cada ambiente sem precisar dos filmes. Bem, é melhor eu parar, se não falo eternamente sobre esse assunto. hahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida alguma ela tem uma boa construção de personagens.
      Na verdade a minha experiencia com o livro foi bem agradavel.
      Não vou virar uma fã dele,mas gostei muito de conhecer a saga ><

      Excluir
  6. Oi Babi
    Eu conheci Harry Potter pelos filmes, mas me encantei e minha tia me emprestou os livros. Até hoje não tenho meus exemplares, mas quero mudar isso logo. Eu amo a série e a defendo com unhas e dentes. o primeiro não é meu favorito. A história começa a amadurecer a partir do terceiro livro.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  7. Oi Lary

    Eu gostei bastante desse primeiro livro .Tenho que ler os outros...so não sei quando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤